Categories:

Smart City Expert traz método inovador em 10 módulos de gestão pública inteligente. Novo módulo vai abordar modelos de contratação de projetos e parcerias público-privadas.

Programa de capacitação em gestão pública inteligente, o Smart City Expert está com realizou seu oitavo módulo temático, que abordou os modelos de contratação para projetos de smart cities de forma ágil, além de parcerias público-privadas. O programa é uma iniciativa do iCities Academy, empresa especializada em soluções para smart cities, que realiza desde 2018 a edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba, chancelado pela Fira Barcelona.

Com dez módulos temáticos, a metodologia do Smart City Expert foi desenvolvida de forma inovadora para capacitar profissionais de diferente setores no desenvolvimento de governos e cidades inteligentes, tendo foco em gestores públicos, empresários, profissionais autônomos, pesquisadores e representantes de entidades de classe e do terceiro setor. O programa está inserido em um modelo para gestão municipal definido a partir das diretrizes da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, lançada no final de 2020 pelo governo federal.

“O programa foi desenvolvido em um modelo híbrido, com 320 horas certificadas, material didático (e-book), aulas imersivas, palestras e uma videoteca exclusiva. E está alinhada com o Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a partir do embasamento que a Carta Brasileira oferece para que qualquer município crie e implemente projetos de smart cities pelo Brasil”, detalha Eduardo Mazzarolo Marques, sócio e diretor de estratégia do iCities Academy.

Com o objetivo de transformar gestores e servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal, dos três poderes, em especialistas em todos os aspectos do desenvolvimento de cidades inteligentes, de forma a estarem aptos a elaborar projetos que envolvam as esferas social, ambiental, econômica, tecnológica e de infraestrutura, o Smart City Expert também é direcionado para profissionais autônomos, acadêmicos, pesquisadores, representantes do terceiro setor e de entidades de classe.

“Ao se investir na capacitação para gestão pública inteligente, ganha-se em modernização e eficiência, amplia-se a captação de recursos de fomento para a cidade ou estado, além de aumentar a geração de emprego e renda. As soluções inteligentes também aumentam a popularidade e a projeção nacional (e internacional) da sua cidade ou entidade, o que é valioso para a captação de investimentos”, diz Mazzarolo Marques. 

O programa de capacitação também proporciona uma ampla rede de networking com alguns dos principais agentes em inovação e smart cities no Brasil, mentoria online e acesso a cases de sucesso no mercado.

Módulo 8 – Modelos de contratação para projetos de Smart Cities: de contratos ágeis até parcerias público-privadas

O oitavo módulo temático do Smart City Expert vai abordar os “Modelos de contratação para projetos de smart cities: de contratos ágeis até parcerias público-privadas”. No conteúdo programático estão incluídos uma introdução sobre contratações para projetos de smart cities; as principais leis que regem contratações públicas: tecnologia, inovação e compras públicas em geral; os conceitos de PMIs e Termos de Referência: o que é e quando utilizar; Parcerias Público-Privadas (PPPs): conceitos, aplicações e cases de sucesso; modelos de negócios inovadores para Smart Cities: cases de sucesso; o papel da transparência, integridade e compliance; decretos para Cidades Inteligentes e o Sandbox; além de soluções inovadoras através de parcerias com OSCIPs e outras instituições sem fins lucrativos.

O módulo permite que os profissionais conheçam os formatos mais adequados para contratação de projetos públicos dentro dos aspectos legais e busque novos caminhos e modelos de contratação céleres para projetos de modernização e inovação da administração pública. 

Ministrado pelos professores Guilherme Dominguez, advogado e empreendedor, diretor do Programa de Aceleração de Startups do BrazilLAB e diretor-executivo do Instituto de Estudos em Liderança, Direito e Desenvolvimento (ILDD); e Isadora Cohen, coordenadora do Grupo de Estudos em PPPs, Concessões e Privatizações na Escola de Direito da FGV-SP, ex-subsecretária de Parcerias e Inovação do Governo de São Paulo. Mais informações pelo email smartcityexpert@icitiesacademy.com.br ou no site. Além disso, cada aula conta com uma palestra de um case de mercado, como por exemplo, o Secretário de Angra do Reis, André L. Pimenta, criador da primeira PPP de cidades inteligentes no Brasil.

Sobre o iCities Academy

O iCities Academy é uma empresa do grupo iCITIES focada em treinamentos e capacitação com o intuito de preparar o mercado para acelerar o entendimento e desenvolvimento de projetos para cidades inteligentes.

Assine nossa newsletter para ficar por dentro do que acontece no mundo das Smart Cities!

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”false” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”has-background has-primary-background-color” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.